PROCESSO SELETIVO – O Instituto Metrópole Digital (IMD/RN) abriu uma nova turma de sua Residência em Tecnologia da Informação, desta vez em parceria com a Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN) e com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Para tanto, foi lançado um edital para a seleção de estudantes, com inscrições abertas até o dia 7 de setembro.
Podem participar do processo seletivo do Metrópole Digital profissionais graduados em Computação ou áreas afins e também estudantes que estejam na condição de concluintes dos respectivos cursos. Ao todo são ofertadas 40 vagas, e o valor da bolsa dos futuros residentes será de R$ 2 mil. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas por meio do preenchimento deste formulário eletrônico e da anexação dos documentos exigidos no Edital 063/2021.
SOBRE A RESIDÊNCIA EM TI
A Residência em TI se constitui em pós-graduação lato sensu, com duração de 18 meses, caracterizada pela formação teórica combinada com a formação prática em ambiente de Tecnologia da Informação. O objetivo do curso é, portanto, qualificar profissionais por meio de atividades de capacitação e de sua inserção em ambientes e projetos reais, visando também à integração com o mercado de trabalho e ao fomento à inovação em diferentes setores e organizações.
Os selecionados irão realizar a pós-graduação em regime de tempo integral, com carga horária de seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais. As atividades de capacitação serão feitas em formato remoto. Devido à pandemia de covid-19, o mesmo ocorrerá com as atividades de vivência profissional, que serão, a priori, desenvolvidas em regime de teletrabalho, podendo, contudo, ser realizadas presencialmente, de acordo com a disponibilização de infraestrutura física nas capitais das Seções Judiciárias que integram o TRF5 e caso as condições epidemiológicas permitam.
Processo seletivo do Metrópole Digital
O processo seletivo será realizado em duas etapas: homologação das inscrições solicitadas e prova de conhecimentos específicos, a ser aplicada no dia 15 de setembro, em formato eletrônico, por meio do sistema Multiprova da UFRN, acessível através deste site.
Das 40 vagas ofertadas, 25 serão destinadas à Área de Concentração 1 da Residência, de Desenvolvimento de Software. As outras 15 vagas disponibilizadas contemplarão a Área de Concentração 2, Business Intelligence e Analytics. Além disso, é reservado o quantitativo mínimo de 10% (dez por cento) das vagas para pessoas com deficiência.
O programa de conteúdos da prova de conhecimentos específicos é estabelecido no edital da seleção e também se divide de acordo com as áreas de concentração de Desenvolvimento de Software e Business Intelligence e Analytics.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 20 de setembro, na seção de editais do site do Instituto Metrópole Digital. O período de matrículas no curso, por sua vez, dar-se-á entre 22 e 24 de setembro. Já o início da Residência está previsto para o dia 4 de outubro.
Mais informações e todos os detalhes sobre o processo seletivo devem ser buscados no Edital 063/2021.