A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou edital de concurso com 314 vagas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, com ingresso em junho de 2022 (EA CFS 2/2022).
AERONÁUTICA 2021 (EA CFS 2/2022): PÚBLICO-ALVO
O presente Exame é destinado a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários e interessados em ingressar no Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), desde que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções, para serem habilitados à matrícula no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (IE/EA CFS 2/2022), a ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR, em Guaratinguetá/SP.
AERONÁUTICA 2021 (EA CFS 2/2022): DAS VAGAS
-
AERONAVEGANTES
Para o cargo de Aeronavegantes, estão sendo destinadas 31 nas especialidades de comunicações (22 vagas) e foto inteligência (9). Ambos os sexos poderão disputar essas oportunidades.
-
NÃO-AERONAVEGANTES
Já para a função de não-aeronavegantes, foram disponibilizadas 155 vagas nas especialidades de eletricidade e instrumentos (20), estrutura e pintura (12), meteorologia (16), suprimento (23), informações aeronáuticas (14), bombeiro (14), cartografia (6), desenho (4), eletromecânica (12), metalurgia (4) e guarda e segurança (30). Apenas a especialidade de guarda e segurança é destinada a candidatos do sexo masculino, as demais são para ambos os sexos.
-
CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
Para finalizar, a função de controle de tráfego aéreo dispõe 128 vagas para ambos os sexos.
AERONÁUTICA 2021 (EA CFS 2/2022): DO CURSO DE FORMAÇÃO
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 2 (dois) anos e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
Um período de instrução de aproximadamente 40 (quarenta) dias corridos, em regime de internato, contados a partir da data do início do curso, será ministrado exclusivamente de forma coletiva aos que vierem a ser matriculados, fazendo parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna, estando inserido na instrução do Campo Militar.
A formação nas especialidades do CFS é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.
O Aluno do CFS, por estar sujeito à formação sob regime de internato militar, não faz jus à Próprio Nacional Residencial, nem poderá vir a residir fora do alojamento do Corpo de Alunos.
Dentre os que vierem a ser matriculados no CFS, aqueles que concluírem com êxito o referido curso, segundo o Plano de Avaliação, estarão em condições de compor o Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER).
Os formandos do CFS serão distribuídos e classificados nas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
AERONÁUTICA 2021 (EA CFS 2/2022): DAS ETAPAS
Este Exame será constituído das seguintes etapas:
- a) Provas Escritas;
- b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
- f) Validação Documental.
O Exame é de âmbito nacional.
As Provas Escritas são de caráter classificatório e eliminatório. A INSPSAU, o EAP, o TACF, o PHC e a Validação Documental são de caráter eliminatório.
AERONÁUTICA 2021 (EA CFS 2/2022): DAS PROVAS
As Provas Escritas serão compostas das seguintes disciplinas:
- a) Língua Portuguesa;
- b) Língua Inglesa;
- c) Matemática; e
- d) Física
Ela será aplicada na data prevista de 14 de novembro de 2021, nas seguintes cidades:
- Belém – PA
- Alcântara/São Luís – MA
- Recife – PE
- Natal – RN
- Rio de Janeiro – RJ
- Belo Horizonte – MG
- São Paulo – SP
- São José dos Campos – SP
- Campo Grande – MS
- Porto Alegre – RS
- Santa Maria – RS
- Curitiba – PR
- Brasília – DF
- Manaus – AM
- Porto Velho – RO
- Boa Vista – RR
QUER CONQUISTAR SUA APROVAÇÃO?
Prepare-se com apostilas digitais. Adquira sua!
A Apostila EEAR 2021 – Curso de Formação de Sargentos foi elaborada de acordo com o edital 2/2022, por professores especializados em cada matéria e com larga experiência em concursos.
O conteúdo foi organizado, visando uma fácil assimilação do conteúdo e, assim, uma melhor otimização no tempo de aprendizagem.
PUBLICIDADE
AERONÁUTICA 2021 (EA CFS 2/2022): INSCRIÇÕES
As inscrições no concurso da Aeronáutica devem ser realizadas no período das 10h do dia 09 de agosto até as 15h do dia 01 de setembro de 2021 pelo site http://ingresso.eear.aer.mil.br. Será cobrado uma taxa no valor de R$ 70,00.
DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO
São condições para a inscrição e para a realização do processo seletivo:
- a) ser voluntário(a);
- b) estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no CFS 2/2022;
- c) ser brasileiro(a);
- d) se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das fases subsequentes (INSPSAU, EAP, TACF, PHC e Habilitação à Matrícula no Curso);
- 1 A autorização para realizar as Provas Escritas será consolidada eletronicamente no
momento da solicitação da inscrição, com a inserção dos dados pessoais do responsável legal.
- 1 A autorização para realizar as Provas Escritas será consolidada eletronicamente no
- e) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e
- f) pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 70,00.