A Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que o Serviço Brasilieiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu oportunidades para os pesquisadores que sejam mestres, doutores ou estejam cursando mestrado ou doutorado, para participação em uma jornada de aceleração para o empreendedorismo inovador. As inscrições para o Edital de Seleção de Pesquisas estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2021, para todo o Brasil, através do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Sebrae.
O projeto Catalisa ICT selecionará até mil pesquisas com potencial de inovação. Os pesquisadores selecionados participarão de uma capacitação com foco em transformar a pesquisa em um Plano de Inovação, envolvendo conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de serem apresentados a desafios de empresas e da sociedade. A jornada contará com quatro etapas: mobilizar e despertar para empreender; aprender e estruturar; desenvolver e testar; e inovar e acelerar.
Com o Plano de Inovação elaborado, os pesquisadores poderão submetê-lo a um novo edital, no qual 270 planos serão selecionados e receberão o aporte de até 150 mil reais em fomento para a sua execução. Ao final de aproximadamente três anos, o Catalisa ICT pretende entregar ao país mais de 1000 pesquisadores capacitados; 270 Planos de Inovação implementados; 135 projetos de PD&I executados; e 130 mestres ou doutores inseridos em micro e pequenos negócios.
Com informações da Ascom AGIR