CURSO TÉCNICO – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital com as normas gerais do Processo para o ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia, Turma 2022/1, ofertado na forma subsequente e na modalidade a distância, com o objetivo de selecionar candidatos ao preenchimento de 1.250 vagas, em 50 polos de apoio presencial do SENAR nos estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
CURSO TÉCNICO: DAS VAGAS PARA O RIO GRANDE DO NORTE
No Rio Grande do Norte, estão abertas as inscrições para 160 vagas no Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia, oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, na forma subsequente e na modalidade a distância (60% online e 40% presencial).
O curso Técnico em Zootecnia será ofertado nos seguintes polos:
- Afonso Bezerra (20),
- Jucurutu (20),
- Lajes (20),
- Mossoró (20),
- Pau dos Ferros (20),
- Santo Antônio (20),
- São Gonçalo do Amarante (20) e
- São Paulo do Potengi (20).
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente. Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.
O preenchimento das vagas do Curso Técnico em Zootecnia para o 1º semestre de 2022 será realizado pelas seguintes formas a seguir:
Prioritariamente, as vagas serão preenchidas pelo produtor rural ou seu familiar; ou ainda, o colaborador do produtor rural. Para concorrer a essa forma de ingresso o candidato na condição de produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar ou documento oficial e um documento que comprove a atividade rural do produtor.
As vagas não ocupadas pelo público prioritário relacionadas acima serão preenchidas pelo público em geral, desde que seja atendido o critério estabelecido 1.4 do Edital, que é pré-condição para inscrição no processo seletivo e para matrícula no Curso Técnico de Nível Médio, que o candidato tenha concluído o ensino médio.
DA CARGA HORÁRIA
O curso tem 1.300 horas (dois anos e meio) com aulas disponibilizadas no portal Rede e-Tec no Rio Grande do Norte e de aulas presenciais no polo de escolha do aluno e em visitas técnicas em propriedades rurais.
A organização curricular do Curso Técnico em Zootecnia oferece o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.
DA SELEÇÃO E INSCRIÇÕES PARA O CURSO TÉCNICO SENAR
As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec de 06 de dezembro de 2021 até às 23h59min do dia 24 de janeiro de 2022.
A seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário.
DO RESULTADO
A lista preliminar dos candidatos selecionados para a etapa de classificação será publicada no portal eletrônico http://www.senar.org.br/etec/ no dia 26/01/2022, já a lista final dos aprovados será dia 25/02. Os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas no período compreendido entre os dias 02/03/2022 e 07/03/2022, nas secretarias dos respectivos polos de apoio presencial.
O TRABALHO DO TÉCNICO EM ZOOTECNIA
O técnico em Zootecnia formado pelo Senar é um profissional especializado nos processos de produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal, de acordo com as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas que operam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor pecuário; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; agências de defesa sanitária; propriedades rurais, empresas de consultoria em pecuária; empresas de comércio, indústrias de insumos agropecuários; empresas de nutrição e reprodução animal; cooperativas e associações rurais.
Para ler o edital, visualizar a lista de polos e efetivar a inscrição, acesse: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo/
LINKS ÚTEIS: